Estas são as habilidade que você deve aprender que irão compensar para sempre

É fácil acreditar - equivocadamente - que você possui as habilidades necessárias para ter sucesso. Estudos mostram o quão importante é continuar aprendendo para melhorar seu desempenho. A seguir, estão 9 habilidades essenciais que proporcionam ótimas recompensas.


Este artigo foi originalmente publicado no portal Linkedin.

 

Fonte: REUTERS/Neil Hall

 

Quanto mais tempo você está na sua carreira, mais fácil é para voltar a cair na suposição equivocada de que você tenha todas as habilidades necessárias para ter sucesso. A tendência é concentrar toda sua energia em fazer o trabalho, supondo que o resto cuidará de si mesmo. Grande erro.

Nova pesquisa de Stanford explica. Carol Dweck e seus colegas realizaram um estudo com pessoas que estavam tendo dificuldades com seus desempenhos. Um grupo foi ensinado a desempenhar melhor em uma tarefa na qual eles apresentaram um fraco desempenho. O outro grupo recebeu uma intervenção completamente diferente: para a tarefa em que eles tiveram uma performance pior, ensinaram-se a eles de que não estavam presos e que melhorar seu desempenho era um escolha. Eles descobriram que a aprendizagem produz mudanças fisiológicas no cérebro, assim como o exercício altera os músculos. Tudo o que eles tinham que fazer era acreditar em si mesmos e fazer com que isso acontecesse.

Quando o desempenho dos grupos foi reavaliado alguns meses depois, o grupo que foi ensinado a realizar a tarefa melhor teve uma recaída no desempenho. Já o grupo no qual aprendeu que eles tinham o poder de mudar seus cérebros e melhorar seu desempenho, teve uma melhora drástica.

O principal aprendizado com a pesquisa da Carol Dweck é que nunca devemos parar de aprender. O momento em que pensamos que somos quem somos, é o momento em que não alcançamos nosso potencial.

O ato de aprender é tão importante quanto o que você aprendeu. Acreditar que você pode melhorar e fazer coisas no futuro que estão além de suas possibilidades atuais é empolgante e gratificante.

Ainda assim, seu tempo é finito, e você deve dedicar-se a aprender habilidades que renderão os melhores benefícios. Existem nove habilidades que eu acredito que sejam ideias pois elas nunca param de trazer bons resultados. Estas são as habilidades que proporcionam a maior recompensa, tanto em termos do que elas ensinam quanto sua tendência de manter a aprendizagem viva.

 

Inteligência emocional (EQ - Emotional intelligence)

EQ é o "algo" intangível dentro de cada um de nós, no qual afeta a forma como gerenciamos o comportamento, navegamos nas complexidades sociais e tomamos decisões pessoais que alcançam resultados positivos. EQ é a sua capacidade de reconhecer e compreender emoções em si mesmo e nos outros, e sua capacidade de usar essa consciência para gerenciar seus comportamentos e relacionamentos. Décadas de pesquisa apontam para EQ como o fator crítico que separa as pessoas com alto desempenho das demais. É uma maneira poderosa de concentrar sua energia em uma direção, com resultados extraordinários.

TalentSmart testou EQ juntamente com outras 33 habilidades importantes no local de trabalho e verificou que EQ é o preditor mais forte de desempenho, obtendo um total de 58% de sucesso em todos os tipos de empregos. De todas as pessoas estudadas no trabalho, verificou-se que 90% das pessoas com os melhores desempenhos também possuíam alto EQ. Por outro lado, apenas 20% das pessoas com baixos desempenhos possuíam alto EQ. Você pode ter um excelente desempenho com baixo EQ, mas as chances são pequenas. Naturalmente, as pessoas com um alto nível de EQ ganham mais dinheiro, uma média de US$ 29 000 a mais por ano do que as pessoas com baixo grau de inteligência emocional. O link entre EQ e ganhos é tão direto que cada aumento de ponto no EQ adiciona em média US$ 1 300 a um salário anual. Aumentar o seu EQ não será apenas aumentar sua conta bancária, mas também fará com que você fique mais feliz e menos estressado.

 

Gerenciamento de tempo

Uma das maiores coisas que abre caminho para o gerenciamento efetivo do tempo é a "tirania da urgência". Isso se refere à tendência das pequenas coisas que devem ser feitas agora de atrapalharem o que realmente importa. Quando você sucumbir a isso, você gasta tanto tempo apagando os incêndios que você nunca faz um trabalho real. Quantas vezes você deixou trabalho no final do dia? Aprender a gerenciar efetivamente o seu tempo liberta você para atuar no seu nível mais alto.

 

Ouvir

Este deve ser fácil. Se não estamos falando, estamos ouvindo, certo? Bem, não exatamente. Muitas vezes, pensamos que estamos ouvindo, mas estamos planejando o que iremos dizer a seguir. A escuta verdadeira significa focar unicamente no que a outra pessoa está dizendo. Trata-se de compreensão, não refutação. Aprender a suspender o julgamento e se concentrar na compreensão da contribuição da outra pessoa é uma das habilidades mais importantes que você pode desenvolver.

Ouvir é um pouco como a inteligência - a maioria pensa que está acima da média (mesmo que isso seja impossível). Um estudo da Wright State University com mais de 8 mil pessoas de diferentes verticais, teve como resultado que quase todos se classificaram como pessoas que ouvem tão bem ou até melhor que seus colegas de trabalho. Sabemos intuitivamente que muitos deles estavam errados.

Há tanta conversa acontecendo no trabalho que as oportunidades de ouvir são abundantes. Conversamos para fornecer feedback, explicar instruções e comunicar os prazos. Além das palavras faladas, há informações inestimáveis a serem decifradas através do tom de voz, linguagem corporal e o que não é dito. Em outras palavras, evitar manter seus ouvidos abertos (e os olhos) pode deixar você fora do jogo.

 

Dizer não

Pesquisas realizadas na University of California, em São Francisco, mostraram que, quanto mais dificuldade você tenha em dizer não, maior a probabilidade de sentir estresse e até depressão. Dizer não é realmente um grande desafio para muitas pessoas. Não é uma palavra poderosa que você não deveria ter medo de usar. Quando é hora de dizer não, evite frases como “eu não acho que posso” ou “eu não tenho certeza”. Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e dá-lhe a oportunidade de cumpri-los com êxito. Quando você aprende a dizer não, você se livra de restrições desnecessárias e liberta seu tempo e energia para as coisas importantes da vida.

 

Pedir ajuda

Pode parecer contra-intuitivo sugerir que pedir ajuda é uma habilidade, mas é. É preciso uma tremenda confiança e humildade para admitir que você precisa de assistência. Essa habilidade é crítica porque a última coisa que um líder quer são empregados que continuam caminhando no caminho errado porque estão muito envergonhados ou orgulhosos de admitir que não sabem o que estão fazendo. A capacidade de reconhecer quando você precisa de ajuda, de reunir a coragem para pedir, e seguir essa ajuda é uma habilidade extremamente valiosa.

 

Dormir com qualidade

Nós sempre soubemos que o sono de qualidade é bom para o nosso cérebro, mas uma pesquisa recente da University of Rochester demonstrou exatamente o quanto. O estudo descobriu que quando você dorme, seu cérebro remove proteínas tóxicas, que são subprodutos da atividade neural quando você está acordado, de seus neurônios. A questão aqui é que seu cérebro só pode remover adequadamente essas proteínas tóxicas quando você tem sono de qualidade suficiente. Quando você não obtém um sono profundo de alta qualidade, as proteínas tóxicas permanecem nas células do seu cérebro, causando estragos e, em última instância, prejudicando sua capacidade de pensar - algo que nenhuma quantidade de cafeína pode consertar. Isso diminui sua capacidade de processar informações e resolver problemas, mata sua criatividade e aumenta sua reatividade emocional. Aprender a dormir regularmente com alta qualidade é uma habilidade difícil de dominar, mas que traz bons resultados no dia seguinte.

 

Saber ficar quieto

Claro, pode ser tão bom para descarregar em alguém e deixá-los saber o que você realmente pensa, mas esse bom sentimento é temporário. O que acontece no dia seguinte, na próxima semana ou no próximo ano? A natureza humana quer provar que você está certo, mas raramente é eficaz. Em conflito, a emoção não controlada faz você cavar seus calcanhares e lutar contra o tipo de batalha que pode deixar você e o relacionamento gravemente danificado. Quando você lê e responde às suas emoções, você pode escolher suas batalhas com sabedoria e apenas manter o seu terreno quando chegar a hora certa. A maioria das vezes, isso significa morder sua língua.

 

Ter iniciativa

Iniciativa é uma habilidade que o levará longe na vida. Em teoria, a iniciativa é fácil - o desejo de agir sempre está presente -, mas no mundo real, outras coisas entram no caminho. Há uma grande diferença entre saber o que fazer e ficar muito assustado ou ser preguiçoso para realmente fazê-lo. Isso requer iniciativa. Você deve assumir riscos e se afastar da sua zona de conforto, até tomar iniciativa.

 

Permanecer positivo

Todos nós recebemos o conselho bem-intencionado para "ficar positivo". Quanto maior o desafio, mais essa sabedoria do meio copo cheio pode parecer pouco realista. É difícil encontrar a motivação para se concentrar no positivo quando a positividade não parece mais do que uma ilusão. O verdadeiro obstáculo para a positividade é que nossos cérebros são condicionados a procurar e se concentrar em ameaças. Este mecanismo de sobrevivência serviu bem a humanidade, quando éramos caçadores e coletores, vivendo todos os dias com a ameaça muito real de ser morto por alguém ou algo em nosso entorno imediato.

Isso foi anos atrás. Hoje, esse mecanismo gera pessimismo e negatividade através da tendência da mente de vagar até encontrar uma ameaça. Essas "ameaças" aumentam a percepção de que as coisas estão indo - e/ou irão - mal. Quando a ameaça é real, este mecanismo serve-lhe bem. No entanto, quando a ameaça é imaginada e você gasta dois meses convencido de que o projeto em que você está trabalhando vai falhar, esse mecanismo deixa-o com uma visão ruim da realidade, que causa estragos em sua vida. Manter a positividade é um desafio diário que requer foco e atenção. Você deve permanecer com a intenção de ficar positivo se você quer superar a tendência do cérebro de se concentrar em ameaças.

 

Resumindo, a pesquisa mostra que a aprendizagem ao longo da vida traz bons resultados além das habilidades que você adquire. Então, nunca pare de aprender.


 

Fonte: Linkedin

https://goo.gl/Yv3f7e